Aconteceu na última semana com o apoio do Teatralmente o 1º Congresso da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
O Congresso foi realizado nos dias 15 e 16 de junho na UNIRIO e teve como tema: Desafios e Perspectivas da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais para o Século 21. O evento marca um momento importante da sociedade, e ao longo dos dois dias foram debatidos, em mesas compostas por pesquisadores e especialistas, temas centrais ao campo cultural contemporâneo: os direitos autorais, a conservação do acervo da Sbat, novas abordagens para a ideia de autoria no teatro, novas edições da Revista Sbat, entre outros.
O Teatralmente é responsável hoje por toda estrutura tecnológica da SBAT, cuidando da reformulação e modernização do seu sistema de autores, sistema administrativo financeiro, site da instituição, estrutura de áudio e vídeo, além de cuidar da digitalização de seus documentos históricos.
Todas as ações são financiadas por emendas parlamentares.
São ações estruturantes e de ressignificação em execução através do convênio estabelecido entre o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio do Janeiro (Eco-UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).
Imagens do 1° Congresso da SBAT:
Foram produzidos na primeira etapa do projeto com recursos obtidos por Emendas parlamentares dos Deputados Federais Jandira Feghali (PC do B – RJ) e Chico D’Ângelo (PDT – RJ). A segunda etapa do projeto, ainda não iniciada, contará com recursos de Jandira Feghali e da Deputada Federal Benedita da Silva (PT – RJ).
Uma honra para o Teatralmente fazer parte das ações estruturantes e de ressignificação da maior e mais antiga Sociedade de Artistas Criadores de Teatro do Brasil, com mais de 12 mil autores e artistas associados e 104 anos de existência.
Fundada em 27 de setembro de 1917 por Chiquinha Gonzaga é um patrimônio da Cultura brasileira, responsável pela defesa dos direitos autorais, proteção e promoção do teatro, além de possuir um acervo riquíssimo com mais de 45 mil obras de clássicos do teatro brasileiro e internacional.