Inscrições abertas para a oficina gratuita “Teatro e Virtualidade” com Fábio Rocha Pina

Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Cultura Presente nas Redes 2, apresentam a oficina “Teatro e Virtualidade“, Perspectivas, Ideias e Encontros Pandêmicos, com o ator, diretor e dramaturgo Fábio Rocha Pina.

A oficina é gratuita, e podem participar tanto artistas como o público em geral, de todas as idades, e acontecerá no dia 28 de novembro às 19 horas de forma virtual. As inscrições podem ser realizadas no formulário à seguir.

Formulário de Inscrição
Sobre a Oficina
Sobre o Fábio
Formulário de Inscrição
Sobre a Oficina

A oficina busca apresentar novas perspectivas, ideias e linguagens cênicas em tempos pandêmicos. Em situação de isolamento social e a “virtualização” das relações o teatro busca novos caminhos e linguagens para resistir e dar voz a sociedade. É de grande importância nesse momento que artistas, público, e juntos, pensem o teatro e a sua relação com o mundo atual. Assim como artistas buscam novos caminhos para sobreviverem do seu ofício o público precisa do contato com a arte, com o simbólico, precisa ver-se em cena para continuar vivo.

Essa oficina propõe iluminar este palco de tantas incertezas e mudanças possibilitando ao participante vislumbrar, idealizar, projetar uma nova cena. Viva, teatral. A oficina será realizada de forma virtual, com duração aproximada de 60 minutos e posteriormente compartilhada e disponibilizada ao público em geral nas plataformas digitais do Teatralmente.

Sobre o Fábio

Fábio Rocha Pina é Ator e Diretor DRT/GO nº 0002072, Dramaturgo, Escritor, Fotógrafo de Natureza e Educador. Iniciou sua vida artística em 1993 em Goiás e desde então participou como ator, dramaturgo e diretor de importantes produções de teatro, circo e música em todo país. Fundador e diretor do Teatralmente, grupo de artistas criadores que promove um Teatro de Encontros, de Cultura Popular, artesanal e de grande fundamentação estética e filosófica, além de ser referência no Teatro para a Infância e Juventude. Fábio é atualmente é Coordenador da centenária SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, a mais antiga e importante sociedade de artistas do país fundada em 1917, também é membro do Grupo Nacional Cultura Infância, e criador do Teatro Escola – Escola de Letras, Artes, Ofícios e Ciências do Espetáculo, uma rede nacional que desde 2002 oferece formação teatral para crianças e jovens de todo o Brasil.

Assim, para que prefácio ou qualquer Introdução, onde é absolutamente desnecessário? Não tenho dúvidas de que Fábio R. Pina enquadre-se entre os que se apresentam por si mesmo. Reconhecê-lo em Goiás ou no algarve, depende apenas de três coisas: ler sua poesia, assisti-lo declamando e presencia-lo encenando uma peça teatral”. Martiniano J. SilvaMembro da Academia Goiana de Letras

Inscrições Encerradas